Prós e contras da compra de um carro eléctrico usado

Os carros eléctricos percorreram um longo caminho ao longo dos últimos anos. Já lá vão os dias em que o pensamento de um carro eléctrico era uma novidade – hoje em dia, os EV são comuns, (na sua maioria) disponíveis, e na sua maioria, refinados.

Mas também ainda são relativamente caros, especialmente para um bom carro. É exactamente por isso que podes estar a pensar em comprar um usado.

Mas como com qualquer produto, há prós e contras em comprar um carro eléctrico usado. Aqui está um resumo.

Prós e contras de comprar um carro eléctrico usado

Um preço mais baixo

O principal benefício de comprar um carro eléctrico usado é, claro, o preço mais baixo. Os VE ainda são mais caros que os seus equivalentes a gasolina normais, especialmente se quiseres um VE com uma gama e um conjunto de características decentes. A compra de um VE usado pode baixar significativamente essa gama de preços, o que significa que podes obter os benefícios de um carro eléctrico, como o menor custo de manutenção e a falta de necessidade de comprar gasolina, sem pagar um prémio por um modelo novo.

Podes já ter autocolantes de isenção de partilha de carros

Em algumas áreas, os carros eléctricos podem ser elegíveis para isenções de restrições de faixa de carros e outras regalias. Se comprares um carro eléctrico usado, ele pode já ter esses autocolantes – o que significa que podes dar um impulso à tua deslocação sem teres de passar pelo processo de candidatura sozinho. Estes autocolantes duram normalmente alguns anos e vão para onde quer que o carro vá (mesmo que mude de dono). Isso pode ajudar-te a poupar ainda mais dinheiro.

Os problemas já estão resolvidos

Como qualquer produto novo, os carros eléctricos podem ter problemas de desempenho e software – e de vez em quando até são retirados para substituir peças defeituosas. Se comprares um carro eléctrico usado, é provável que este já tenha recebido actualizações de software para eliminar bugs, e já tenha passado por quaisquer recolhas necessárias para peças defeituosas.

Contras da compra de um carro eléctrico usado

Desgaste normal

A principal desvantagem de comprar um carro eléctrico usado é que estás a herdar o desgaste de outra pessoa. Os EV não requerem tanta manutenção como os carros a gasolina normais, mas têm algum desgaste, como qualquer carro. Certifica-te de verificar o estado geral do carro antes de te comprometeres com a compra – e não te esqueças de ter em conta quaisquer custos de manutenção inesperados no teu orçamento.

A garantia pode estar expirada ou a expirar

A maioria dos carros eléctricos vem com uma garantia relativamente longa – e alguns deles podem ser transferidos para um novo dono se o carro for vendido. Mas se comprares um carro eléctrico usado, a garantia pode já ser anulada. Isso significa que se te deparares com algum problema, terás de pagar a reparação ou substituição a partir do bolso – por isso certifica-te que também tens de ter isso em conta no teu orçamento.

Saúde da bateria

Para além do desgaste regular, vale a pena prestar uma atenção especial à saúde da bateria do carro. As baterias dos carros eléctricos podem variar – algumas podem ser novas em folha, outras podem ter passado por vários ciclos de carga, e outras podem estar perto do fim da sua vida útil. Para teres a certeza que não estás a investir num carro com uma bateria fraca, deves obter uma estimativa profissional da saúde da bateria antes de assinares quaisquer papéis. Alguns EV oferecem outras formas de verificar o estado da bateria – por exemplo, num Tesla, podes verificar o alcance máximo que o teu carro perdeu na aplicação móvel. Mais uma vez, vale a pena verificar com o fabricante e garantir que a bateria, pelo menos, ainda está sob garantia,

A tecnologia está a avançar rapidamente

Finalmente, também vale a pena notar que os carros eléctricos estão a avançar rapidamente. De poucos em poucos anos traz grandes melhorias à tecnologia e características que estão disponíveis – e isso pode significar que um carro eléctrico usado não oferecerá coisas como o mais alto de uma gama ou características avançadas que estão disponíveis noutros carros eléctricos modernos. Isso não é necessariamente uma coisa má, mas é algo a considerar quando se faz uma compra.