Um veículo eléctrico híbrido plug-in (PHEV) é uma óptima opção para alguém que quer uma parte da acção do carro eléctrico mas não está pronto para se comprometer a comprar um EV puro.
Eles oferecem os benefícios de emissão zero de carros eléctricos em viagens mais curtas, mas com a comodidade e o rápido reabastecimento de um motor a gasolina ou diesel para viagens mais longas.
Um PHEV é adequado para ti? Continua a ler para este útil guia…
Como funciona um carro híbrido plug-in?
Um PHEV é semelhante a um carro híbrido convencional ‘auto-carregável’, mas em vez de uma bateria pequena que é carregada pelo motor a gasolina ou diesel do carro, tem uma bateria maior que podes ligar a um carregador de carro eléctrico dedicado.
A bateria maior na maioria dos PHEVs tem o bónus adicional de te dar um alcance só eléctrico maior do que a maioria dos carros híbridos convencionais. Em média, um PHEV pode percorrer entre 30 a 50 quilómetros antes de o motor a gasolina fazer efeito e assumir o controlo, mas alguns podem percorrer mais de 80 quilómetros.
Enquanto o motor irá carregar ligeiramente a bateria para te dar um impulso onde for necessário, terás de ligar o teu PHEV a um ponto de carga para realizares todo o seu potencial. Podes carregá-lo a partir de uma ficha doméstica de 3 pinos ou podes ter um carregador rápido instalado em tua casa.
Quais são as vantagens e desvantagens dos carros híbridos plug-in?
Há alguns factores a considerar antes de comprares um PHEV:
Vantagens de um híbrido plug-in
- A principal vantagem de um PHEV é o seu maior alcance apenas eléctrico em comparação com um híbrido normal. Um alcance de 30 a 50 quilómetros é suficiente para a maioria das pessoas se deslocarem diariamente, desde que tenhas um carregador em casa, não precisarás de usar o motor de combustão interna muitas vezes.
- Um PHEV elimina a ansiedade do alcance associada a carros totalmente eléctricos. Isto porque assim que a bateria acabar, tens a reserva do motor a gasolina ou diesel. Isto significa que podes fazer viagens mais longas sem o medo de ficar encalhado entre carregadores.
- Podes tirar partido das taxas reduzidas de imposto.
Desvantagens de um híbrido plug-in
- Se fizeres regularmente viagens mais longas, os PHEVs podem ser menos eficientes no consumo de combustível do que os carros tradicionais a gasolina ou a gasóleo. Isto é devido ao peso extra das baterias. Alguns carros tentam compensar isto instalando um depósito de combustível mais pequeno, mas isto só significa que terás de parar mais vezes nas bombas.
- Os híbridos plug-in tendem a ser muito mais caros de comprar do que uma alternativa convencional, especialmente porque já não são elegíveis para a concessão de um carro plug-in.
- Vais precisar de acesso a uma fonte de alimentação ou a um ponto de carregamento durante a noite se quiseres tirar o máximo partido da gama EV todos os dias.
Os híbridos plug-in valem a pena?
Isto depende mesmo daquilo para que precisas de um carro. Um PHEV é uma óptima escolha se a maioria das tuas viagens for inferior a 65 quilómetros de ida e volta, mas ainda precisas de poder fazer a viagem ocasional de longa distância.
Desta forma, hoje em dia recebes os custos de funcionamento baratos de um carro eléctrico, mas não tens a ansiedade do alcance em viagens mais longas que podes obter com um VE puro.
Se passares a maior parte do teu tempo no carro a fazeres a maior parte do percurso de centenas de quilómetros de cada vez, poderás ficar melhor com um carro convencional a gasolina ou a gasóleo. Devido ao peso extra das baterias de um PHEV, estas tendem a ser piores no combustível quando as baterias estão gastas do que um carro não-híbrido.
Se tudo o que precisas é de algo para viagens curtas ou qualquer coisa com menos de 320 quilómetros à volta, pode valer a pena ir completamente eléctrico.
FAQs
Um híbrido plug-in pode funcionar apenas com electricidade?
Sim, desde que o mantenhas carregado. Tipicamente, um PHEV terá um alcance apenas eléctrico entre 30 e 50 quilómetros, mas alguns conseguem fazer cerca de 80 quilómetros antes de precisarem de usar o seu motor a gasolina ou diesel.
Os híbridos plug-in carregam enquanto conduzes?
O motor de um PHEV irá carregar ligeiramente as baterias para te dar um impulso quando precisares dele, mas devido à bateria maior, não irá carregar até ao fim. Precisas de ligar o teu PHEV para obteres todos os benefícios de emissão zero que o acompanham.
O que acontece se não carregares um híbrido plug-in?
É possível conduzir o teu PHEV sem o carregares, mas isso derrota o objectivo de possuíres um. O teu consumo de combustível será muito mais elevado do que o valor reclamado pelo fabricante, porque o motor foi concebido para funcionar em conjunto com uma bateria carregada e motores eléctricos – não por si só.
Quanto custa comprar um híbrido plug-in?
Um PHEV vai custar mais do que um carro tradicional a gasolina ou diesel, devido às baterias extra e aos componentes eléctricos. No entanto, ao longo do tempo em que o carro é teu, poderás poupar dinheiro suficiente em custos de funcionamento que ultrapassem o gasto inicial.
Quanto custa correr um híbrido plug-in?
Isto depende da utilização que fizeres do teu carro. Se o usares principalmente na cidade só com energia eléctrica, é aqui que será o mais barato. Em média, um carro eléctrico custa-te 5p por milha, assumindo que cobras em casa a uma taxa de 14p por quilowatt-hora. Isto é comparado com cerca de 12 cv por milha para um carro a gasolina equivalente.
Assim que a bateria se tiver esgotado e o motor fizer efeito, poderás encontrar um consumo de combustível ligeiramente superior ao de um carro híbrido convencional ou não-híbrido.
Qual é a diferença entre um híbrido e um híbrido com ficha?
Um carro híbrido tem uma bateria muito mais pequena do que um PHEV, o que significa que pode ser carregado pelo motor ou pela energia recuperada à medida que o carro gasta e trava. Um híbrido só pode fazer distâncias muito curtas com energia eléctrica, normalmente à volta de uma milha, o que significa que fazem mais sentido em zonas construídas onde estarás muito no trânsito de stop-start.
Um híbrido plug-in é o mesmo conceito mas com uma bateria maior que pode ser ligada à corrente para carregar. Isto significa que pode ir muito mais longe no modo apenas eléctrico.
Qual é a diferença entre um híbrido plug-in e um carro totalmente eléctrico?
Um carro totalmente eléctrico não tem nenhum motor de combustão interna a bordo. Depende apenas de baterias que precisam de ser ligadas à corrente para carregar, ao contrário de um híbrido que tem um motor de reserva para assumir o controlo quando as baterias estão gastas.