Remover o odor do tabaco do teu carro pode ser um processo desafiante se não souberes por onde começar. O fumo do tabaco pode permear os estofos e tecidos do teu carro com um cheiro que é muito irritante para os condutores e passageiros não fumadores.
Quando compras um carro em segunda mão, não é invulgar encontrares um carro cujo dono era fumador, e o carro irá muito provavelmente cheirar a tabaco. Quer seja por esta razão, quer porque foi o nosso próprio veículo que apanhou aquele cheiro horrível de tabaco e nós queremos eliminá-lo, damos-te alguns passos para lhe pores fim.
Em primeiro lugar, se o carro é teu e tu és a causa do mau cheiro… a primeira coisa que deves fazer é parar de fumar. Ou pelo menos deixar de fumar no carro. A partir daí, faz o seguinte:
Limpa o interior do carro
Começa por limpar bem o interior do teu carro, incluindo tapetes, bancos, painéis das portas e quaisquer outras superfícies que possam reter o cheiro do tabaco. Podes usar produtos de limpeza específicos do carro. Podes encontrá-los em lojas especializadas, estações de serviço ou grandes supermercados.
Ventila o carro
Deixa as janelas e portas abertas durante algum tempo para permitir a entrada de ar fresco no carro e ajudar a eliminar o cheiro do tabaco. Também ajudará a secar quaisquer superfícies que ainda possam estar húmidas após uma limpeza completa.
Bicarbonato de sódio
Polvilha bicarbonato de sódio nos assentos e tapetes e deixa-o repousar durante várias horas. Depois remove-o com um aspirador de pó. O bicarbonato de sódio é um poderoso absorvente de odores e pode ajudar a eliminar os odores do tabaco.
Podes usar um purificador de ar
Se o cheiro persistir, pensa em usar um purificador de ar para o carro. Estes dispositivos ajudam a remover odores e impurezas do ar. Podes comprar um, que é uma solução cara, ou podes levar o teu carro a um centro de limpeza de carros para que a máquina funcione por uma pequena quantia.
Usa purificadores de ar
Podes usar um ambientadorcomercial para dar ao teu carro aquele cheiro de assinatura. Existem todos os tipos e cheiros para escolheres no mercado. Compra um, são baratos e vais notar o troco em minutos.
Também podes fazer o teu próprio ambientador natural com paus de canela, sacos de chá ou usar plantas aromáticas secas numa malha e deixá-lo num dos compartimentos da porta, por exemplo.
É importante notar que remover o odor do tabaco do carro pode ser um processo demorado e pode requerer mais do que uma tentativa. Podes ter de repetir estes passos várias vezes antes que o cheiro seja completamente eliminado, mas não desesperes, ele acabará por desaparecer.