Como remover o gelo do pára-brisas

As baixas temperaturas estão a atingir o nosso país com neve e geada em alguns locais onde não estamos muito habituados a isso. Levantar de manhã, ir para o carro e encontrar as tuas janelas cobertas de uma camada de gelo pode ser a norma nos dias de hoje. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a remover o gelo de forma rápida e segura, evitando possíveis quebras.

Para removeres o gelo…

Se a camada de gelo for muito fina, podes raspá-la com um raspador de plástico ou, se não tiveres um, com um cartão de plástico ou um utensílio de plástico que não risque o vidro. Por isso deves evitar objectos metálicos com uma borda muito afiada ou pontiaguda.

Podes também ligar o carro e ligar o aquecedor com o fluxo de ar direccionado para o pára-brisas para ajudar a temperar o vidro e derreter gradualmente o gelo que está incrustado no pára-brisas. Neste caso, é importante aumentar gradualmente a temperatura do ar e não o fazer com toda a potência desde o início, pois a mudança repentina da temperatura pode fazer com que o vidro se parta.

O álcool é outra solução interessante a considerar. O ponto de congelamento do álcool é inferior ao da água, por isso pulverizar álcool em cima do gelo pode ajudar a derretê-lo.

Outra solução é comprar um produto específico para este fim numa loja especializada ou mesmo em algumas bombas de gasolina. Esta é uma das soluções mais caras, mas é também uma das mais rápidas e eficazes.

Se vives ou viajas para áreas muito frias, com temperaturas abaixo de zero constantes, é importante que o líquido de lavagem do pára-brisas contenha um produto anticongelante que possa resistir a vários graus abaixo de zero. Antes de usares o líquido lavador de pára-brisas, certifica-te de que descascas os limpa pára-brisas incrustados no gelo. Usar água e sabão não é uma solução válida, pois congelará muito facilmente e poderá danificar a bomba eléctrica do sistema.

Existem também alguns truques caseiros como medidas preventivas para evitar a formação de gelo no pára-brisas. Fala-se em esfregar o vidro com uma batata descascada ou usar uma mistura de água e vinagre e pulverizá-lo no vidro, embora o método mais eficaz seja cobrir o pára-brisas com um cobertor ou cartão.

Nunca faças isto..

Como mencionado acima, evita misturar sabão e água no reservatório do fluido do lavador de pára-brisas. Pode congelar e danificar a bomba eléctrica.

Verter água quente no pára-brisas pode ser uma das piores decisões para derreter o gelo. A mudança repentina da temperatura pode rachar ou mesmo partir completamente o vidro.