Como ligar o navegador do telefone ao carro

Antes de chegares ao coração deste guia e de te explicares como ligar o navegador do telefone ao carro, deixa-me dar-te mais algumas informações sobre como isto pode ser feito.

Primeiro, considera cuidadosamente as ferramentas disponíveis no teu dispositivo, e o modelo do telemóvel que estás a usar: se tiveres um telemóvel Android e uma máquina compatível com o sistema Android Auto, podes usar este último para controlar a navegação através do visor de bordo do veículo. A mesma coisa acontece se tiveres um iPhone e um carro compatível com o Apple CarPlay.

Se este não for o caso, terás de “ajustar-te” para receberes as instruções do navegador (que em qualquer caso deve ser consultado e gerido a partir do ecrã do telefone) através do sistema de som do carro: podes conseguir isto ligando os dois dispositivos através do cabo AUX ou, se tiveres um carro equipado com Bluetooth, utilizando esta última tecnologia.

Lembra-te, em qualquer caso, que as distracções de condução podem comprometer a segurança dos ocupantes da estrada e, nos casos mais graves, colocá-los em sério perigo a tua vida ou a de outra pessoa: por isso, se não fores um passageiro, certifica-te de configurar o sistema de navegação e pô-lo a funcionar de pé, especialmente se fores forçado a usar o ecrã do telefone. Nunca o esqueças!

Como ligar o navegador do telefono ao Smart Car

Se o teu modelo de carro for compatível com os sistemas inteligentes Android Auto (para dispositivos Android) ou Apple CarPlay (para iPhones), podes utilizar o navegador do telefone directamente através do visor do carro. Neste caso, os requisitos básicos a respeitar são principalmente dois: ter o cabo USB do telefone (nem todos os carros, de facto, são compatíveis com os sistemas sem fios) e ter um activo, sempre na ligação à Internet do telemóvel.

Android Auto

Se tens um carro equipado com o Android Auto e um telefone com sistema operativo Android 5.0 ou posterior, o que precisas de fazer é levar este último e instalar a aplicação Android Auto, disponível gratuitamente na Play Store.

Após a instalação, inicia a aplicação, prime o botão Continuar, para aceitares as condições de utilização do serviço, e toca várias vezes no botão Permitir, para garantir que o Android Auto possa aceder aos dados necessários para o seu funcionamento óptimo (localização, utilização de aplicações e gestão de chamadas telefónicas). Se necessário, faz as actualizações e downloads sugeridos pela aplicação.

Uma vez concluída a primeira fase de arranque do Android Auto, pega no telefone com cabo USB e liga-o à porta USB do veículo (neste momento, a ligação sem fios é suportada num número limitado de dispositivos e apenas nas áreas dos Estados Unidos, Canadá e México): se tudo correu bem, o serviço Android Auto deve começar automaticamente.

Quando isto acontece, para evitar qualquer distracção enquanto conduzes, o visor do telefone escurece completamente, mostrando apenas a palavra “Android Auto”, tornando-o assim inutilizável.

Neste ponto, muda para o computador de bordo do carro e, se necessário, inicia manualmente o serviço Android Auto. usando o ecrã integrado (em alguns carros, o referido serviço inicia automaticamente): no seu ecrã principal, também definido Home, verás uma série de informação útil (por exemplo, o tempo actual), a lista das últimas funções usadas (inicialmente vazia) e uma série de ícones para iniciar as funções Chamada, Música e Navegação (sinal de trânsito em forma de estrada).

Agora só tens de tocar neste último ícone para iniciar o sistema de navegação por defeito do telemóvel (ex. Google Maps). Portanto, segue as instruções apresentadas no ecrã e define o ponto de partida (por defeito, o Android Auto usará a tua localização actual), o local de destino e, se necessário, quaisquer configurações adicionais (sem auto-estrada, rotas rápidas, rotas curtas, e assim por diante). Quando tiveres terminado a navegação, podes premir o ícone em forma de relógio, para saíres do Android Auto e voltares ao software de bordo do veículo novamente.

Se o teu carro suporta o Android Auto como padrão, também podes interagir com o sistema usando os controlos i instalados no veículo ou através dos comandos de voz i Google Assistant: para mais informações sobre isto, convido-te a consultar o guia específico que tenho dedicado ao Android Auto.

Apple CarPlay

O funcionamento do Apple CarPlay é bastante semelhante ao que foi visto anteriormente para o Android Auto: embora não seja necessário instalar qualquer software no iPhone (que deve ser actualizado para a versão 7.1 ou posterior), é essencial que as funções do Crab.

Para ter a certeza, vai às Definições do iOS, tocando no ícone em forma de equipamento colocado no ecrã inicial do iPhone, toca no item Caranguejo e certifica-te de que o assistente de voz está activo; se não estiver, move a comutação no topo do ecrã para ON, toca a voz Enable Siri e responde afirmativamente às mensagens apresentadas mais tarde.

Agora, se tiveres um carro equipado com CarPlay e compatível com a ligação sem fios, certifica-te de que o Bluetooth e Wi-Fi do carro estão activos, depois, a partir do iPhone, vai a Settings> General> CarPlay e premium pulsante Liga o Bluetooth. Para completar a ligação, prime o botão de controlo por voz localizado no volante do carro, volta ao ecrã do iPhone, toca no nome do carro, que deveria ter aparecido sob o item Carros disponíveis e segue o procedimento que te é proposto, para finalizares tudo.

Se, por outro lado, o teu carro não suportar o CarPlay sem fios, só tens de ligar o iPhone à tomada USB do veículo através do cabo Lightning original (ou um cabo certificado pela Apple) e esperar que o sistema arranque no computador de bordo. . Se isto não acontecer, lança-o manualmente, carregando no seu ícone no menu do sistema: se tens um carro Peugeot, por exemplo, tens de carregar no botão Menu e, mais tarde, nos rumores Connected services e C.

Uma vez estabelecida a ligação, deves poder ver, no visor do carro, o ecrã inicial do sistema, que oferece aplicações comuns: Telefone, Música, Mensagens, Now Playing, Audiolivros, Podcasts e, obviamente, Mapa. Para iniciar a navegação, toca neste ícone e, usando o procedimento sugerido, define o ponto de partida e o destino da tua viagem.

Se quiseres, também podes começar a navegar usando o Crab, o assistente de voz da Apple: para o fazeres, prime durante muito tempo o botão de controlo de voz colocado no volante do carro, ou diz o comando “Hey Siri, leva-me até [destino]”, exactamente como farias no iPhone. Para mais informações sobre como funciona o CarPlay, remeto-te para a leitura do guia específico que fiz sobre o assunto.

Nota: Ao contrário do que acontece no Android, o iPhone permanecerá totalmente utilizável, mesmo depois de estar ligado ao carro. No entanto, recomendo-te que evitem distracções desnecessárias enquanto conduzem, pois isto pode colocar-te em sério perigo.

Como ligar o navegador do telemóvel ao carro não inteligente (sem Smart Car)

Se o teu carro não estiver equipado com um sistema Smart, podes optar por ligar através do cabo AUX ou Bluetooth, para receberes as instruções de navegação directamente do sistema de som do carro. Neste caso, o navegador tem necessariamente de ser controlado a partir do visor do telemóvel.

Independentemente do tipo de ligação que prefiras utilizar, certifica-te de que colocas o telemóvel numa posição que te permita controlar a navegação enquanto te distrai o menos possível, de preferência num suporte dedicado para o telemóvel posicionado ao nível dos olhos.

Mais uma vez, toma conta de definir a viagem e inicia a navegação enquanto não conduzes: caso contrário, podes pôr seriamente em risco a tua segurança e a de outras pessoas, animais ou coisas.

AUX

A solução mais simples para reproduzir as instruções de navegação no estéreo do carro é ligar o smartphone a este último através do cabo AUX, usando um cabo particular (em jargão definido macho-male) equipado com conectores jack de 3.5 mm em ambas as extremidades. Esta entrada está tipicamente presente tanto nos modelos de carro mais recentes como nos ligeiramente mais antigos.

Estabelecer a ligação entre os dois dispositivos é muito simples: só tens de inserir uma extremidade do cabo na entrada AUX do smartphone, a que normalmente é usada para os auscultadores, e a outra na entrada AUX / AUX IN. stereo.

Uma vez estabelecida a ligação, só tens de carregar várias vezes no botão AUX no estéreo (ou no SRC, Source o Media), até que o AUX apareça no ecrã. Assim que isto estiver feito, todos os sons provenientes do telefone devem estar a tocar a partir da aparelhagem de som.

Em máquinas mais antigas que não têm uma entrada AUX (mas nem sequer conectividade Bluetooth), nas quais existe uma aparelhagem de cassetes, podes ligar entre dispositivos usando um adaptador de cassetes que, em média, custa entre 4 e 15 euros.

A sua utilização é muito simples: tens de inserir a cassete no estéreo, respeitando a direcção correcta, e ligar o conector de 3,5 mm à entrada apropriada do smartphone. Uma vez feito isto, só tens de premir o botão Play stereo para começares a reproduzir sons do teu telemóvel.

Como se diz? O teu smartphone não tem um jack de entrada de 3.5 mm? Neste caso, podes estabelecer a ligação utilizando um receptor Bluetooth do carro de ligação, que se liga a este último através do jack de 3.5 mm e ao telemóvel, em vez disso, através do Bluetooth. Vou falar-te sobre isso na próxima secção deste guia.

Bluetooth

Se o teu carro for compatível com Bluetooth de conectividade, podes facilmente ligar o teu smartphone ao sistema de bordo para receber instruções de voz do navegador, através do sistema de som do carro.

Além disso, poderás responder rapidamente às chamadas recebidas no teu smartphone (usando os botões físicos normalmente colocados perto do visor de bordo, ou do volante) e, em alguns casos, até controlar o telefone por voz.

Os passos a dar para estabelecer a ligação entre o telefone e o veículo diferem dependendo do modelo de carro em uso: abaixo vou dar-te algumas informações gerais, no entanto recomendo que dês uma vista de olhos no manual do utilizador do veículo. carro para informações mais específicas sobre o assunto.

Normalmente, o que tens de fazer é aceder às definições do computador de bordo do carro e definir estas últimas no modo de emparelhamento: depois prime a tecla Menu / Definições, entra na secção dedicada às definições do Telefone / definições do telefone e depois escolhe a opção para ligar o novo dispositivo Bluetooth / ligar o novo dispositivo Bluetooth.

Assim que o sistema do carro estiver configurado no modo de emparelhamento, pega no teu smartphone, vai à secção dedicada ao Bluetooth e, se ainda não o tenhas feito, activa-o. Como? Explicar-te-ei de imediato.

  • Se tens um telefone Android, vai a Settings> Connected devices> Connection preferences> Bluetooth e, se necessário, move-te para cima na alavanca no topo do ecrã. Depois, toca no item Par novo dispositivo.
  • Se tens um iPhone, precisas de entrar no menu Definições> Bluetooth e, se necessário, activa a alavanca correspondente ao item Bluetooth.

Para mais informações sobre o uso de Bluetooth em smartphones e iPhones Android, remeto-te para a leitura do guia específico que tenho dedicado a este tópico.

De qualquer forma, assim que o Bluetooth estiver activado no teu telemóvel, espera que o nome do carro (ou sistema Bluetooth) apareça na lista de dispositivos disponíveis; agora, toca neste último, introduz o PIN mostrado no visor do carro, se necessário, e toca no botão Ligar / Par, para finalizar a ligação. A partir de agora, o áudio gerado pelo telefone (incluindo a voz do navegador) será reproduzido através do sistema de som do carro.

Se o teu carro não estiver equipado com Bluetooth como padrão, podes remediar isto adquirindo um receptor Bluetooth por carro, que podes utilizar através de adaptadores adequados. Deixa-me listar os modelos mais comuns para ti.

  • Kit mãos livres Bluetooth é um kit que, através da entrada AUX e do isqueiro do carro, te permite fazer a ligação entre este último e o telemóvel. Tem um painel de botões, aplicável junto ao volante, que pode ser utilizado para receber e iniciar chamadas, sem utilizar o visor do telefone.
  • Bluetooth AUX é um receptor Bluetooth que pode ser ligado ao estéreo através da entrada AUX IN.
  • Transmissor FM é um receptor Bluetooth que comunica com o estéreo através de ondas de rádio.