Também chamados Mild Hybrid ou Mild Hybrid Cars (MHEV ), os micro-híbridos estão gradualmente a ganhar mais destaque no mercado automóvel, uma vez que permitem às marcas diminuir as suas emissões globais e aos clientes comprar carros com motores de combustão com um consumo de combustível um pouco mais baixo.
O que é um carro micro-híbrido?
Um carro micro-híbrido ou Mild Hybrid nada mais é do que um carro com motor de combustão (gasolina ou gasóleo) ao qual foi adicionado um sistema constituído por uma bateria ligeiramente maior do que a convencional e um pequeno gerador que funciona como motor eléctrico, normalmente localizado entre o motor e a caixa de velocidades, que suporta o motor térmico e permite que este último necessite de menos combustível para funcionar.
Como regra geral, o sistema micro-híbrido funciona com uma voltagem de 48 volts, o que permite à bateria fornecer energia ao pequeno motor eléctrico nos momentos em que o motor de combustão é mais ineficiente, como no arranque ou nas manobras quando está parado, por exemplo. Este sistema eléctrico de 48 volts também funciona de forma bidireccional. Ou seja, o pequeno motor eléctrico também funciona como um alternador para carregar a bateria durante a desaceleração ou travagem, como nos híbridos convencionais ou nos carros 100% eléctricos. Esta energia armazenada é depois utilizada para ajudar no arranque ou na aceleração.
O que é que um carro micro-híbrido usa?
Ao contrário de um híbrido convencional, um carro micro-híbrido não pode ser alimentado apenas pela energia da bateria, ou apenas em momentos específicos. Por outras palavras, é sempre o motor de combustão interna que fornece o binário às rodas. No entanto, é suportado por esta energia eléctrica e ajuda, por exemplo, a permitir que o sistema Start/Stop desligue o motor de combustão quando o carro está em cruzeiro na auto-estrada, em “modo navegação”, avançando pela sua própria inércia; ou a parar o motor alguns momentos antes de o carro parar completamente, por exemplo num semáforo, a fim de poupar combustível. Entretanto, a bateria fornece a energia necessária para o sistema de iluminação ou para o sistema de ar condicionado.
Isto é o que reduz o consumo de combustível em cerca de 0,4 a 0,5%.
Quanto custa um carro micro-híbrido?
Os carros micro-híbridos estão disponíveis com motor a gasolina ou a gasóleo. Ao contrário dos híbridos convencionais ou híbridos plug-in, a sua etiqueta de preço é mais baixa, uma vez que a tecnologia que incorporam é comparativamente mais simples. De facto, as marcas estão a incorporá-la nos seus motores térmicos convencionais e nas carroçarias existentes, uma vez que não requer muita adaptação. O condutor também não tem de fazer nada de especial, não há necessidade de recarregar a bateria (fá-lo sozinho) e a condução é exactamente a mesma que em qualquer outro veículo com motor de combustão interna.
Estes preços mais acessíveis são o que torna uma Mild Hybrid atractiva se procuras um carro que, aos olhos da lei, é considerado pouco poluente apesar de ser movido por um motor de combustão. Em qualquer caso, esta tecnologia é sempre bem-vinda num sector fortemente afectado pelas regulamentações ambientais que visam reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera. De facto, todas as marcas que continuam a confiar em modelos de motores de combustão estão a introduzir a micro-hibridação nas suas gamas. Suzuki, Subaru, Volvo, Audi, Mercedes-Benz, Hyundai, Kia… são marcas que confiam claramente nesta tecnologia, e as novas gerações dos seus modelos mais vendidos já incorporam esta tecnologia.