5 perguntas a fazer a ti próprio ao escolheres o teu carro eléctrico

Queres comprar um carro eléctrico, mas estás sobrecarregado com o número de opções e confuso com a quantidade de escolhas. Vamos tentar esclarecer as tuas dúvidas. A escolha está a aumentar, por isso as hipóteses de haver um carro eléctrico adequado para ti, para as tuas deslocações e para o teu estilo de vida são cada vez maiores.

Deves estar familiarizado com algumas unidades, como kW e kWh, para compreenderes melhor o que é oferecido e o que significam. Também precisas de saber quais são as tuas necessidades habituais e o que é desejável, mas não essencial: número de lugares, litros de bagageira, autonomia, posição de condução, equipamento tecnológico… Sabendo isto, passemos à etapa seguinte:

1. Quanto é que posso pagar?

Se não tiveres um montante elevado, terás de financiar ou fazer um pagamento flexível ou um leasing. Quanto gastas por mês com a “conta”, o combustível e o rateio da manutenção correctiva/preventiva, o imposto municipal, as portagens ou o estacionamento? Lembra-te que um carro eléctrico poupa muito porque a electricidade é barata – em comparação com a gasolina – e as suas necessidades de manutenção são muito baixas – mas não inexistentes. Vê os carros elétricos mais baratos para começar 2023 com um renting e zero emissões.

2. De quantos quilómetros de autonomia preciso?

Sê honesto contigo mesmo, excepto durante alguns dias do ano, 200 ou 300 km são suficientes para ti? Então estás a desperdiçar o teu dinheiro ao pagar baterias de maior autonomia. Além disso, se 50 km de autonomia forem suficientes, qualquer modelo básico serve, mesmo que o compres usado. Para necessidades específicas, tens ainda a opção do aluguer ou do carregamento rápido. E sim, vais poupar se pensares dessa forma.

3. Que tecnologia considero essencial?

O equipamento dos modelos “básicos” é normalmente bastante elevado, mas há sempre coisas mais exóticas para os modelos mais caros. Precisas de bancos em pele aquecida (verdadeira ou sintética), faróis de matriz LED, jantes de 20 polegadas, uma boa marca de equipamento de música ou cruise control adaptativo com radar? Se a resposta for não, poupa entre 1.000 e 6.000 euros, dependendo do modelo .

4. Qual a potência de carregamento de que necessito?

A grande maioria dos carros eléctricos recarrega a mesma energia com a mesma rapidez em corrente alternada, a que mais vais utilizar, até 7,4 a 22 kW. A potência em corrente contínua é o que precisas para um carregamento rápido e ultra-rápido- consideras aceitável uma paragem de 45-60 minutos numa viagem? Então, 50 kW no máximo é suficiente para ti. Se quiseres reduzir para metade, precisas de 100 kW e se quiseres reduzir ainda mais, as tuas opções são reduzidas – poucos carregam acima de 200 kW e apenas quando o carregador o permite.

5. Satisfaz as minhas necessidades habituais?

Se quiseres um carro que faça tudo, terás de pagar muito mais. É melhor concentrares-te nas necessidades diárias e não comprares nada maior, mais potente ou mais caro do que o necessário. Um carro compacto ou um carro utilitário pode satisfazer todas estas necessidades, mesmo que não seja adequado para ires de férias. Podes também considerar um híbrido plug-in se procuras mais versatilidade. Para tudo o resto, como já dissemos, há o aluguer.